Sênior Colaborador: Alysson Leandro Mascaro
A Cátedra de Educação Advocatícia da ESA – OAB/SP trata da formação profissional da advocacia, suas demandas, impasses, horizontes e perspectivas, mediante pesquisas, elaborações teóricas, aulas, cursos e eventos. Busca concretizar o múnus da ESA – OAB/SP de qualificar a formação das advogadas e advogados, desenvolvendo e consolidando conhecimentos, disponibilizando-os publicamente. A Cátedra tem o propósito de ser o mais qualificado espaço brasileiro de pesquisa, ensino e extensão em torno da educação advocatícia.
O Titular da Cátedra de Educação Advocatícia da ESA – OAB/SP, Prof. Dr. Alysson Leandro Mascaro, liderará as reflexões a respeito da temática e proferirá cursos e aulas magnas, liderando atividades de congressos, seminários e outros eventos, produzindo ainda textos e livro, articulando, ainda, um conjunto de pesquisadores, mestres e doutores, já ligados à ESA.
As atividades da Cátedra se estenderão do segundo semestre de 2020 ao primeiro semestre de 2022 e envolverão aulas magnas, palestras, cursos, seminários, pesquisas e textos – artigos, livros – a serem publicados.
Alysson Leandro Mascaro. Professor da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (Largo São Francisco – USP). Doutor e Livre-Docente em Filosofia e Teoria Geral do Direito pela USP. Advogado. Implantador e Professor Emérito de várias instituições de ensino superior pelo país. Autor, dentre outros livros, de “Filosofia do Direito” (GEN-Atlas), “Estado e Forma Política” (Boitempo) e “Crítica da Legalidade e do Direito Brasileiro” (Quartier Latin do Brasil). Dentre seus estudos e pesquisas sobre ensino e educação do direito, publicou “Sobre a educação jurídica” (In “Educação jurídica em questão”, OAB/SP, 2013).
Os cursos deste ano de 2021 da Cátedra de Pesquisa em Educação Advocatícia, tendo por tema geral “A Educação Advocatícia”, tratarão de questões específicas da formação advocatícia, sejam suas internalidades – assuntos formalmente educacionais, como as da graduação e da pós-graduação em direito – sejam suas externalidades – perfis profissionais, demandas econômicas, sociais, políticas, culturais, ideológicas. O conjunto de aulas e cursos deste ano desdobrará as reflexões gerais desenvolvidas em 2020 pela Cátedra de Pesquisa em Formação Advocatícia no curso “A Educação Advocatícia”, que teve por objetivo fornecer as bases teóricas para se pensar as dimensões dos saberes e das práticas de advogadas e advogados.
No mês de julho de 2021, as atividades da Cátedra tratarão do tema “O futuro da Advocacia”. A educação advocatícia não se faz apenas como reação às demandas imediatas de advogadas e advogados. A vida de trabalho de tais profissionais se estende por anos e décadas, de tal sorte que as formações, as estratégias e os âmbitos de práticas e saberes do momento de graduação sofrem alterações estruturais conforme as distintas dinâmicas jurídicas, institucionais e tecnológicas e, também, econômicas, políticas, sociais, culturais, valorativas e ideológicas. Ciclos de acumulação, surgimento, manutenção e perecimento de padrões de captação de trabalho e crises são seus horizontes materiais determinantes. Assim sendo, pensar a educação advocatícia é, necessariamente, tomá-la como prática e projeto, tendo em vista a educação de longo prazo de seus profissionais.
Alysson Leandro Mascaro
O curso “O futuro da advocacia”, da Cátedra de Pesquisa em Formação Advocatícia, tem por objetivo fornecer as bases teóricas para compreender a dinâmica da educação de advogadas e advogados em face de sua projeção temporal. Analisará potenciais, limites e crises nas mudanças futuras da advocacia. Fornecerá balizas de interpretação crítica a estudiosos do tema e linhas de possibilidades de intervenção em busca do incremento da advocacia e das profissões jurídicas.
O Seminário “O Ensino Jurídico”, da Cátedra de Pesquisa em Educação Advocatícia, tem por objetivo debater as bases teóricas para compreender a dinâmica da educação jurídica, em especial de advogadas e advogados. Analisará o fenômeno da educação e da educação jurídica em face das referências do ensino jurídico de graduação e pós-graduação e das instituições de ensino. Fornecerá balizas de interpretação crítica a estudiosos do tema e linhas de possibilidades de intervenção em busca do incremento da advocacia e das profissões jurídicas.